Saúde
25/03/2025
O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), integrante da Rede Ebserh, iniciou em março um novo serviço ambulatorial voltado ao atendimento de mulheres com endometriose em Santa Cruz e região. O objetivo é oferecer assistência especializada, ampliando o acesso a diagnósticos e tratamentos para pacientes que necessitam de acompanhamento médico.
A criação do ambulatório atende a uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde Pública. “Com a instituição deste ambulatório, passamos a ofertar um serviço altamente qualificado e especializado a mulheres que necessitam de atendimento profissional. Entendemos que isso ajudará a população, que há muito tempo precisa desse tipo de serviço”, afirma Edson Mendes, chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher do Huab.
O serviço disponibilizará consultas com médico obstetra, exames laboratoriais e de imagem. Além de auxiliar na qualidade de vida das pacientes, o ambulatório contribuirá para a formação de profissionais da residência em ginecologia e obstetrícia. “O compromisso do serviço é com a população, a ampliação de serviços, abrangendo uma clientela reprimida até então, e a expansão do leque ambulatorial”, explica Mendes.
A endometriose é uma condição ginecológica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, sendo mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas incluem cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica e desconforto durante as relações sexuais. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática.
Segundo Lilian Soares Santos, ginecologista do Huab, o tratamento especializado melhora a qualidade de vida da paciente e possibilita um planejamento reprodutivo adequado. “O tratamento especializado melhora a qualidade de vida da paciente e permite que ela conviva com a endometriose reduzindo os prejuízos a sua rotina. Além disso, permite o planejamento reprodutivo e a intervenção cirúrgica no momento apropriado”, explica a médica.
O atendimento será personalizado, levando em conta sintomas e necessidades individuais de cada paciente. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, acompanhamento multidisciplinar, uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.
Com a criação do ambulatório, o Huab passa a integrar a rede estadual de cuidados para endometriose, fortalecendo o atendimento especializado e garantindo assistência a mulheres da região. “O ambulatório de tratamento da endometriose do Huab atenderá as pacientes com indicação de tratamento clínico da endometriose. Os casos com indicação cirúrgica serão referenciados a outras unidades designadas para os procedimentos”, acrescenta Lilian Soares.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados