Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
Edital havia sido publicado em janeiro de 2024, mas o certame estava suspenso desde a fase de provas e títulos.

Concurso

09/04/2025

UERN cancela concurso público para professores

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou o cancelamento do concurso público destinado à contratação de professores para o Ensino Superior. O edital havia sido publicado em janeiro de 2024, mas o certame estava suspenso desde a fase de provas e títulos, ainda no início do ano.

De acordo com nota oficial, a decisão foi tomada após recomendação da Comissão Central do Concurso, que analisou denúncias envolvendo falhas na condução do processo. “A decisão de cancelamento atende recomendação da Comissão Central do Concurso, após apuração das denúncias que motivaram, anteriormente, a suspensão do certame relacionado ao Edital nº 01″, afirmou a universidade.

As irregularidades ocorreram durante o processo de correção das provas. Segundo a instituição, uma falha no sistema da banca organizadora expôs a identidade dos candidatos aos corretores, o que fere os princípios de legalidade e impessoalidade. A identificação ficou visível entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2025, permitindo o acesso por 33 professores.

A origem do problema foi identificada após relatos de provas incompletas. No dia 14 de janeiro, o coordenador das bancas percebeu o erro e acionou o suporte da banca organizadora. Ao subir os arquivos faltantes, o programador responsável deixou ativa a função que revelava a identidade dos candidatos.

Além da falha técnica, a UERN identificou nove infrações contratuais cometidas pela banca, o que levou à aplicação de multas e à rescisão unilateral do contrato com a empresa.

Novo concurso e devolução das taxas

A universidade informou que um novo concurso público será lançado nos próximos dias. A expectativa é retomar o processo com novo cronograma e medidas para garantir a lisura da seleção.

O concurso cancelado previa 66 vagas para docentes. Havia ainda outras 40 vagas destinadas a técnicos de nível médio e superior, que não foram afetadas pela suspensão.

Em relação à taxa de inscrição, a Fundação da UERN comunicou que fará a devolução aos candidatos, com início do pagamento previsto para o mês de maio. O reembolso será realizado em lotes.

Confira as orientações:

  • A solicitação de ressarcimento será feita por meio de um sistema específico, que será disponibilizado em breve;
  • A chave PIX usada para devolução deve, obrigatoriamente, ser o CPF do candidato;
  • Outras orientações e prazos serão divulgados junto com a publicação do formulário de solicitação.

Videocast

Podcast