Oferecimento:
logo
Fotos Públicas
Example news
Ao citar "taxas recíprocas" aos parceiros comerciais dos EUA, o presidente afirmando que novas taxas estão definidas para o dia 2 de abril.

Política

05/03/2025

Trump anuncia novas tarifas e cita Brasil entre países afetados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas a diversos países, incluindo Brasil, Canadá, Índia e China. A declaração foi feita na noite de terça-feira (4), durante um discurso ao Congresso norte-americano. As novas taxas estão programadas para entrar em vigor em 2 de abril.

“Outros países usaram tarifas contra nós por décadas, e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra eles. A União Europeia, China, Brasil e Índia, México e Canadá e diversas outras nações cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles. É injusto”, afirmou Trump.

O presidente citou a Índia como um dos exemplos, alegando que o país aplica tarifas superiores a 100% sobre produtos norte-americanos. Segundo ele, a tarifa média cobrada pela China é o dobro da imposta pelos EUA, enquanto a Coreia do Sul pratica valores quatro vezes maiores.

Trump reforçou que os Estados Unidos responderão com medidas equivalentes. “No que eles nos taxarem, nós os taxaremos. Se eles aplicarem medidas não tarifárias para nos manter fora do mercado deles, então nós faremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado. Nós teremos trilhões de dólares e criaremos empregos como nunca vimos antes”, declarou.

No mês passado, o presidente solicitou que seu governo conduzisse um estudo sobre a implementação de tarifas recíprocas em relação a todos os parceiros comerciais do país. A análise deve ser concluída até 1º de abril.

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, comentou o tema em entrevista à CNBC. “É inacreditável a maneira como somos enganados no mundo todo”, afirmou.

Videocast

Podcast