Oferecimento:
logo
Ascom/PMN
Example news
Nova norma visa melhorar segurança e comunicação com turistas.

Turismo

24/03/2025

Quiosqueiros da orla de Ponta Negra aderem ao cardápio digital bilíngue

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), deu início à implementação de cardápios bilíngues em quiosques e pontos de locação de mesas e cadeiras ao longo da orla da capital potiguar. A adesão a essa nova norma começou após o carnaval, com os primeiros estabelecimentos em Ponta Negra. Até a última semana, a fiscalização ambiental já havia registrado nove locais operando com o novo formato.

Todos os comerciantes da orla têm até junho de 2025 para se adequar à exigência do cardápio bilíngue, que deve ser contratado individualmente por cada quiosqueiro e locador. A plataforma escolhida para desenvolver os cardápios é a Super Cardápios, que oferece um serviço personalizado, com a possibilidade de incluir até cinco idiomas: português, inglês, espanhol, italiano e francês.

De acordo com Leonardo Almeida, supervisor geral da fiscalização ambiental, a implementação desse projeto requer tempo, pois envolve um investimento por parte de cada comerciante.

“Temos a etapa da contratação e depois a produção do cardápio, que pode ser demorada, pois é totalmente personalizada”, destacou.

A introdução dos cardápios bilíngues visa aumentar a segurança dos consumidores, garantindo que informações sobre pratos, porções e preços sejam claramente apresentadas, evitando fraudes e abusos. Além disso, será exigido que um QR Code, que dará acesso ao cardápio, esteja fixado em todas as mesas atendidas, por meio de adesivos que contenham as informações padronizadas pela Semurb.

“O cardápio deve conter a identificação do estabelecimento, o valor de cobrança sobre o uso de equipamentos de praia quando não houver dispensa, as formas de pagamento aceitas e um formulário virtual para registro de denúncias e reclamações, que será enviado diretamente à Semurb”, explicou Almeida.

Fernando Manuel, locador do Parças do Badu, elogiou a iniciativa e já implementou a medida em seu estabelecimento. “Acredito que vá ajudar muito na comunicação com os frequentadores da praia, principalmente os estrangeiros”, afirmou.

Em junho de 2025, a partir da publicação da portaria 031/2024, Art. 24, no Diário Oficial do Município (DOM), a disponibilização do cardápio bilíngue em inglês e português se tornará obrigatória, com descrição completa de todos os produtos e serviços, além de tabelas de preços acessíveis por QR Code. “Após esse período, começaremos a fiscalização nas praias para verificar a adesão e o uso correto dos cardápios. Caso não esteja sendo utilizado, será feita a aplicação de autos de infração”, finalizou Almeida.

Videocast

Podcast