Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
Iniciativa busca educar e alfabetizar jovens, adultos e idosos com base na pedagogia de Paulo Freire.

Educação

18/03/2025

Projeto Reajaí: UFRN luta contra o analfabetismo em Natal

Uma iniciativa colaborativa liderada por educadores do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) visa combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos na cidade de Natal. Denominado Projeto Reajaí (Rede de Educação e Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas), o programa começou em 2022 e se estenderá até 2025, fundamentando-se na pedagogia de Paulo Freire.

O projeto mobiliza estudantes universitários de diferentes áreas de licenciatura, que atuam como educadores, tanto em regime de voluntariado quanto como bolsistas. Também são aceitos voluntários externos, desde que estejam alinhados à abordagem freireana e mantenham um diálogo contínuo com a coordenação pedagógica. As turmas são formadas a partir de demandas locais, identificadas por alunos ou sugeridas por organizações não governamentais, sindicatos e movimentos sociais.

Atualmente, estão em funcionamento oito turmas em bairros como Jardim Progresso, Mãe Luíza, Santos Reis e Planalto. Além disso, o projeto inclui atividades em locais como o Centro de Cidadania LGBTQIAP+ e a ONG Atitude e Cooperação, com uma turma específica para terceirizados da UFRN e outra voltada à população em situação de rua, conhecida como Turma Alfa.

De acordo com o professor Alessandro Augusto de Azevedo, coordenador da iniciativa, “nosso objetivo é conectar as experiências pessoais e comunitárias dos educandos à aprendizagem, fortalecendo capacidades individuais e coletivas”. Ele ressalta ainda que a proposta busca que os educandos se vejam como protagonistas de suas trajetórias escolares e cidadãs.

As aulas são realizadas em diversos horários ao longo da semana, adaptadas à disponibilidade dos participantes e acontecem em espaços como igrejas, centros comunitários e instalações da UFRN.

“O diálogo com as histórias de vida dos participantes enriquece o processo pedagógico e cria um ambiente de aprendizado mútuo”, complementa Alessandro.

Os interessados em se tornar educadores voluntários ou inscrever novos alunos podem entrar em contato com a coordenação do Projeto Reajaí, localizada no Centro de Educação da UFRN, ou por meio do e-mail reajaice@gmail.com. Além de combater o analfabetismo, essa ação também serve como uma oportunidade para que estudantes e voluntários desenvolvam habilidades pedagógicas essenciais para suas formações acadêmicas e profissionais.

Turmas em Funcionamento:

  • Jardim Progresso: Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Terças e quintas, das 19h às 21h.             Responsável: Maria Eduarda dos Santos Ferreira.
  • Centro de Cidadania LGBTQIAP+: Av. Nascimento de Castro. Segundas e quartas, das 14h às 15h30. Responsável: Ingrid Maria Medeiros de Lima Silva.
  • Terceirizados – UFRN: Laboratório de Linguagens, Sala 402. Segundas, terças e quintas, das 17h às 18h30. Responsáveis: Luciene Ferreira de Souza e Isabella Emanuelle Cortês Caldas Barbosa.
  • ONG Atitude e Cooperação: Av. Capitão-Mor Gouveia. Terças e quintas, das 8h30 às 10h.          Responsáveis: Elainne Fernandes e Emilly Domingos da Silva.
  • Turma Nísia Floresta: Residencial Village de Prata. Terças, quartas e quintas, das 19h30 às 21h.    Responsável: Julia Lopes Marques.
  • Turma Santos Reis: Santuário Santos Reis. Terças e quintas, das 19h às 21h.                                    Responsável: Perikles Knox Figueira.
  • Turma Mãe Luíza: Casa do Bem. Segundas, terças, quintas e sextas, das 19h às 20h30.                 Responsável: Jéssica Galdino.
  • Turma Alfa (Pop. Rua): Unidade de Acolhimento Institucional 24h. Terças e quintas, das 18h às 19h30. Responsável: Haysa Fonseca de Farias.

Videocast

Podcast