Oferecimento:
logo
Ascom/ALRN
Example news
Decisão foi tomada pelo presidente da Casa, em comum acordo com o autor da proposta, deputado Coronel Azevedo.

Política

19/03/2025

Projeto de renomeação da Ponte Newton Navarro é retirado de pauta na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte decidiu retirar de pauta o projeto de lei que propunha a mudança do nome da Ponte Newton Navarro para Ponte Wilma de Faria. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), em comum acordo com o autor da proposta, deputado Coronel Azevedo (PL), após apelos de entidades culturais e parlamentares contrários à alteração.

A ponte, que liga as zonas Leste e Norte de Natal sobre o rio Potengi, foi batizada em homenagem ao artista Newton Navarro por iniciativa da ex-governadora Wilma de Faria, atendendo a pedidos de instituições culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).

Na reunião que antecedeu a retirada do projeto, o deputado Hermano Morais (PV) reiterou sua posição contrária à proposta: “Nós discordamos da proposta do deputado Coronel Azevedo. Dona Wilma, como assim a chamávamos, merece todas as homenagens possíveis, mas sem ‘desomenagear’ ninguém”. O juiz federal Ivan Lira de Carvalho, membro de entidades culturais do estado, reforçou o apelo pela manutenção do nome original: “Visita urbana e respeitosa à Assembleia Legislativa, buscando esclarecer a importância da permanência do nome de Newton Navarro na ponte que liga Santos Reis à Redinha”.

Apesar da suspensão da votação, Coronel Azevedo anunciou que pretende lançar uma enquete nas redes sociais para ouvir a opinião da população sobre a mudança do nome da ponte. Além disso, apresentou outro projeto para nomear a Pinacoteca do Palácio Potengi, no Centro Histórico de Natal, como Pinacoteca Newton Navarro, “como homenagem a todos os pintores do Estado”.

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) manifestou-se contrária à mudança, afirmando que a ex-governadora Wilma de Faria não concordaria com a renomeação da ponte.

Videocast

Podcast