Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
Objetivo é modernizar os serviços e reduzir gastos com locação de veículos e contratação de motoristas terceirizados.

Política

15/04/2025

Prefeitura de Natal autoriza uso de aplicativos para transporte institucional

A Prefeitura de Natal publicou um decreto que autoriza a utilização de aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99, para o transporte institucional de servidores públicos. A medida foi oficializada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (11) e tem como objetivo modernizar os serviços administrativos e reduzir gastos com locação de veículos e contratação de motoristas terceirizados.

A iniciativa prevê a substituição gradual de parte da frota utilizada pela administração municipal, com exceção de veículos destinados a atividades essenciais, como ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal, motocicletas e automóveis de fiscalização.

A contratação será feita por meio de credenciamento de empresas operadoras de plataformas digitais que ofereçam serviço corporativo, modelo já adotado por órgãos públicos e empresas privadas.

O decreto, assinado pelo prefeito Paulinho Freire (União), destaca a intenção de tornar os serviços mais eficientes por meio da digitalização e do uso de tecnologias. “Considerando a necessidade de modernização dos serviços públicos, digitalização de processos, eficiência no gasto público e adoção de soluções tecnológicas mais econômicas e eficazes no transporte institucional”, diz o texto.

Entre os critérios definidos para o novo modelo estão:

  • Fixação de valores máximos por quilômetro, tempo de trajeto e tarifa mínima;
  • Possibilidade de uso de tarifa dinâmica, desde que o total mensal não ultrapasse o teto previsto;
  • Reajuste automático com base no preço da gasolina comum em Natal, segundo dados da ANP;
  • Rastreamento das corridas, emissão de relatórios digitais e controle por usuário autorizado.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) será responsável pelo processo de credenciamento das empresas, bem como pela fiscalização e execução dos contratos.

Videocast

Podcast