Política
18/03/2025
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, anunciou que viajará a Brasília para buscar recursos destinados a obras estruturantes que reduzam os impactos das chuvas na cidade. Entre os projetos a serem apresentados, estão iniciativas voltadas para urbanização, pavimentação, drenagem, requalificação urbana e recuperação de áreas prioritárias. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), durante uma reunião com secretários municipais no Palácio Felipe Camarão.
No encontro, a Prefeitura fez um balanço das chuvas intensas que atingiram Natal nos últimos dias. Em algumas regiões, o volume acumulado chegou a 272,5 mm nas últimas 96 horas. O prefeito ressaltou que o trabalho preventivo de limpeza das lagoas de captação e da rede de drenagem ajudou a minimizar os impactos.
“Todos devem lembrar que todo ano transbordava mais de 14 lagoas em nossa cidade e, agora, tivemos registro de cinco lagoas que transbordaram, uma delas devido a roubo da fiação da bomba. Isso significa que o trabalho preventivo vem sendo feito”, afirmou Paulinho Freire.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) registrou 27 pontos de alagamento desde a última quinta-feira (13), sendo 16 considerados intransitáveis. A secretária da STTU, Jódia Melo, afirmou que a pasta está elaborando relatórios para subsidiar projetos que busquem soluções definitivas para esses problemas.
Além das medidas estruturais, a Prefeitura tem prestado assistência às famílias afetadas por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). “Nós estamos nas ruas, indo até as pessoas, distribuindo kits de alimentação e de higiene, e incluindo, quem precisa, no aluguel social. É importante que as pessoas liguem para o 190, acionem a Defesa Civil e imediatamente nós seremos informados”, destacou a secretária Nina Souza.
As Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Infraestrutura (Seinfra) seguem com equipes em prontidão 24 horas para atender ocorrências. “A atuação em conjunto das pastas tem sido fundamental para um atendimento rápido e eficiente”, afirmou a secretária da Semdes, Samara Trigueiro.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados