Estado
19/03/2025
As obras do Ramal do Apodi, extensão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), seguem em ritmo acelerado, com 72% dos serviços concluídos. Com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão por meio do Novo PAC, a expectativa é que a estrutura entre em operação em 2026.
O projeto vai garantir segurança hídrica para 54 cidades, abrangendo o oeste potiguar, além de municípios da Paraíba e do Ceará, beneficiando aproximadamente 750 mil pessoas. O primeiro trecho do canal foi entregue em novembro de 2023.
O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Bruno Cravo, ressaltou a relevância da obra para a região. “Estamos comprometidos, por determinação do ministro Waldez Góes, a entregar essa importante obra de segurança hídrica para o estado do Rio Grande do Norte, que será extremamente beneficiado e poderá, a partir do Ramal do Apodi, ter acesso à água do São Francisco”, afirmou.
Cravo também mencionou a magnitude do projeto dentro da estrutura do MIDR. “O Ramal do Apodi é a maior obra da carteira de execução direta da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. Temos um esforço de mobilização muito grande, com mais de 1.400 funcionários e 800 equipamentos mobilizados”, explicou.
O Ramal do Apodi se estende por cerca de 115,5 quilômetros, partindo da Barragem de Caiçara, na Paraíba, até a Barragem Angicos, no município de José da Penha, no Rio Grande do Norte. A água do São Francisco atravessará a divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte por meio do túnel Major Sales, que tem aproximadamente 6 quilômetros de extensão e está 77% finalizado – restando 1,4 quilômetros para a conclusão.
A estrutura inclui cinco aquedutos, 16 canais e outras obras complementares, como rápidos e sifões, garantindo o abastecimento hídrico para a população nordestina.
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