Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Espaço conta com maior acervo e propõe reforçar a valorização da identidade, da história e das tradições do povo sertanejo.

Arte

10/04/2025

Museu da Cultura Sertaneja é inaugurado em Pau dos Ferros

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inaugurou, em Pau dos Ferros, a nova sede do Museu da Cultura Sertaneja. Agora em um espaço mais amplo, o museu conta com maior acervo e propõe reforçar a valorização da identidade, da história e das tradições do povo sertanejo.

A cerimônia contou com uma programação cultural, incluindo a recepção ao som de forró pé-de-serra, gênero típico da região. Autoridades, servidores e representantes da comunidade participaram do evento e ressaltaram a importância do museu para o Alto Oeste e para todo o Rio Grande do Norte.

“É uma grande alegria poder inaugurar a nova sede do Museu da Cultura Sertaneja, um importante espaço de valorização e preservação da nossa cultura”, afirmou o diretor da Uern Pau dos Ferros, Jailson José.

Representando a governadora Fátima Bezerra, o professor Gilton Sampaio, que dirigia o campus na época da instalação do museu, destacou o esforço coletivo para concretizar o projeto. “O Museu é um sonho batalhado por vários atores. É uma vitória coletiva da Uern e que representa uma grande conquista para todo o Estado”, declarou.

A primeira diretora do espaço, Rosa Leite, também celebrou o momento. “O Museu é fruto de uma luta coletiva. E é muito gratificante ver o museu cumprindo o seu papel de preservar a cultura do povo nordestino”.

Para a servidora Gerlânia Viana Medeiros, o local representa um vínculo com as raízes da população. “Aqui o povo nordestino pode se ver em sua história e em sua essência. Tenho muito orgulho de participar dessa história”, disse.

A reitora da Uern, Cicília Maia, destacou a importância da nova fase. “O Museu da Cultura Nordestina abre as portas em um novo espaço, representando um marco da história da Uern e da região do Alto Oeste Potiguar. O Museu é fruto de uma luta coletiva, e quero agradecer a dedicação de todos os ex-diretores, curadores, servidores e todas as pessoas que se empenharam para que este sonho fosse possível”.

Exposições em cartaz e circulação regional

O novo museu abriga atualmente duas exposições organizadas pelo professor Dr. Victor Mendes:

  • SerTão da Gente
  • Do Vale ao Alto, o que me toca

Durante a inauguração, foi assinado um Termo de Cooperação com prefeitos da região do Alto Oeste para levar essas exposições em formato itinerante aos municípios da região, ampliando o alcance do acervo e promovendo o acesso à cultura sertaneja em diferentes cidades.

Videocast

Podcast