Estado
06/03/2025
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) declarou estado de emergência para as quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte devido ao risco de incêndios florestais. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, terá validade do segundo semestre de 2025 até o início de 2026.
A medida abrange as regiões Agreste Potiguar, Central Potiguar, Leste Potiguar e Oeste Potiguar. Além do RN, outros estados do Nordeste, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, também foram incluídos na portaria. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) poderá contratar brigadistas para atuar na prevenção e combate aos incêndios.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, explicou que a portaria permite que gestores públicos adotem medidas preventivas e ações emergenciais. O anúncio foi feito durante a apresentação das estratégias de combate ao fogo para 2025, realizada na última quinta-feira (27) no Auditório da Sede do Prevfogo.
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, afirmou que o objetivo para 2025 é ampliar o número de brigadistas treinados, totalizando 1.758 profissionais capacitados em 68 cursos. No geral, o Governo Federal prevê a atuação de 4.358 brigadistas, organizados em 231 brigadas – sendo 115 sob responsabilidade do ICMBio e 116 do Ibama. Além disso, aproximadamente 250 servidores devem reforçar o comando e o apoio logístico durante as operações.
A portaria também detalha os períodos em que cada mesorregião do Rio Grande do Norte estará mais vulnerável a incêndios florestais:
O estado de emergência facilita a mobilização de recursos e equipes especializadas para reduzir os impactos dos incêndios florestais no Rio Grande do Norte e demais estados afetados.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados