Estado
20/03/2025
Nesta quarta-feira (19), o Rio Grande do Norte celebrou um momento histórico com a entrega da Barragem Oiticica, uma obra esperada por sete décadas. A cerimônia, realizada na comunidade de Nova Barra, em Jucurutu, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da governadora Fátima Bezerra, que expressaram a importância do empreendimento para a segurança hídrica da região.
A inauguração coincidiu com o Dia de São José, padroeiro das chuvas, simbolizando esperança e fé para o povo sertanejo. “Estamos vivendo um momento muito especial para a vida do sertanejo, do povo do Seridó, do nosso Rio Grande do Norte. Ver esta barragem ser entregue hoje, a grandiosidade dela, é algo que nos deixa muito emocionados”, destacou a governadora Fátima Bezerra, relembrando os desafios enfrentados por gerações devido à seca. Ela prestou homenagem às mães que sofreram com a escassez de água e ressaltou que a Barragem Oiticica representa “um marco de esperança e dignidade para o povo potiguar”.
A inauguração ocorreu em um dia carregado de simbolismo para o sertanejo: o Dia de São José, padroeiro das chuvas. Foto: Raiane Miranda/Assecom-RN
O presidente Lula, por sua vez, compartilhou sua vivência como nordestino e a determinação que o levou a implementar projetos de segurança hídrica, incluindo a transposição das águas do Rio São Francisco. “Quando fui eleito presidente, eu tinha na cabeça provar que a gente poderia fazer aquilo que Dom Pedro tentou e não conseguiu”, enfatizou Lula, ressaltando a importância da água para o Nordeste e a responsabilidade dos governantes em garantir o abastecimento.
Com ordem de serviço assinada pela então presidenta Dilma Rousseff em junho de 2013, a Barragem Oiticica tem a capacidade de armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando diretamente 330 mil pessoas em 43 municípios.
O ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, destacou que o governo federal investiu R$ 163 milhões na Barragem Oiticica, priorizada no Programa de Aceleração do Crescimento. Durante a cerimônia, foi assinada a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste Potiguar, que irá atender 14 municípios em uma área carente de grandes reservatórios.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados