Economia
16/07/2022
O ministro da Economia, Paulo Guedes, gaguejou ao responder a uma pergunta do senador Jean-Paul Prates, nesta semana, em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. O senador pediu para que o ministro desse a sua versão do que é o PPI, Preço de Paridade de Importação.
Após gaguejar bastante, Guedes reconheceu expressamente que o governo federal utilizou o PPI como “instrumento para geração de dividendos acelerados, juntamente com a venda de ativos”. Ele ainda confessou que a insistência com este parâmetro foi exagerada e impôs um sacrifício desnecessário aos brasileiros e ao Brasil - país autossuficiente em petróleo.
O ministro assumiu ainda que o governo federal atuou primordialmente para “satisfazer os acionistas”, liquidando ativos e reajustando os preços em tempo real.
Ou seja, a redução eventual de agora, que alguns comemoram festivamente, teria condições de ter sido efetivada há mais de dez meses atrás. No entanto, muitos avaliam que com a proximidade das eleições, a situação ficou insustentável e vieram as desonerações temporárias e os benefícios ''eleitoreiros''.
Confira o vídeo:
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados