Oferecimento:
logo
Reprodução/Redes Sociais
Example news
Ele estava internado desde o dia 5 de fevereiro para tratar de um quadro de pneumonia e obstrução intestinal.

Luto

28/02/2025

Ex-deputado Roberto Furtado morre aos 90 anos em Natal

O ex-deputado estadual Roberto Furtado faleceu nesta quinta-feira (27) aos 90 anos. Ele estava internado desde o dia 5 de fevereiro na UTI do Hospital São Lucas, em Natal, para tratar de um quadro de pneumonia e obstrução intestinal. Desde o dia 7, permanecia intubado. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Furtado teve uma trajetória marcada pela atuação política e jurídica. Foi fundador do MDB no Rio Grande do Norte, deputado estadual por três mandatos, vice-prefeito de Natal em 1985, presidente da OAB e secretário de Estado. Em 2023, publicou o livro Memórias de um Secretário, onde relatou sua experiência na gestão pública. Ele também era membro da Academia Cearamirinense de Letras e Artes (ACLA).

Filho do desembargador João Maria Furtado, Roberto Furtado se destacou na defesa de perseguidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985). “Lembro que quando passei em concurso para juiz e fui nomeado, rejeitei para continuar na Advocacia. Procurei outra trincheira contra a ditadura e fundei o Movimento Democrático Brasileiro (MDB)”, afirmou em 2022, ao ser homenageado pela OAB.

Nascido em 2 de junho de 1933, iniciou sua formação em Direito na Faculdade de Alagoas em 1951 e se formou em 1955. No início da década de 1960, atuou como procurador fiscal do Rio Grande do Norte e, em 1963, assumiu o cargo de procurador da Prefeitura de Natal. Durante o regime militar, advogou para mais de cem presos políticos no estado.

Foi eleito deputado estadual em 1966, 1974 e 1978. Em 1980, assumiu a presidência da OAB e criou a Comissão de Direitos Humanos. Também presidiu o Comitê de Anistia e o Comitê Pró-Constituinte no Rio Grande do Norte.

Além da carreira política e jurídica, ocupou cargos no Executivo, como chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal, secretário estadual de Segurança Pública (1995) e secretário de Administração Pública (1996-1998).

Roberto Furtado deixa a esposa, Marilda, quatro filhos, cinco netos e duas bisnetas.

Videocast

Podcast