Entretenimento
24/02/2025
O Festival Curta Caicó chega à sua 8ª edição em 2025, consolidando-se como um dos principais eventos do audiovisual no Rio Grande do Norte. As inscrições para as mostras competitivas e paralelas estão abertas, assim como para o 4º LAB RN (Laboratório para Jovens Roteiristas do Rio Grande do Norte), um dos projetos de formação do festival.
Os filmes inscritos devem ter até 20 minutos de duração e ter sido finalizados a partir de janeiro de 2023. A submissão é gratuita e pode ser feita pelo site www.curtacaico.com.br ou pelas redes sociais @curtacaico. No momento da inscrição, os realizadores devem selecionar a mostra na qual desejam concorrer. A seleção dos filmes será feita por uma curadoria especializada e o resultado será divulgado até agosto de 2025.
Duas categorias são destinadas exclusivamente aos realizadores do Rio Grande do Norte: a Mostra Potiguar, aberta a cineastas de qualquer região do estado, e a Mostra Seridó, voltada a produções da região. Desde sua criação, em 2018, o festival já recebeu mais de 5.300 inscrições de filmes de todas as partes do Brasil. “Estamos na expectativa de lançar mais uma edição do nosso festival. A cada ano, temos um bom número de filmes inscritos, de todas as regiões do Brasil, o que mostra a força do audiovisual brasileiro”, afirmou Raildon Lucena, diretor do evento.
Uma das atividades de formação do festival é o LAB RN, que chega à sua quarta edição em 2025. O projeto busca capacitar jovens residentes em pequenas cidades do interior do Rio Grande do Norte para a criação de roteiros cinematográficos. Neste ano, a temática do laboratório será “Cinema, Educação e Sustentabilidade”, abordando a preservação da biodiversidade do Seridó Potiguar e seu impacto social e cultural, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
As inscrições para o LAB RN ocorrem de 21 de fevereiro a 21 de março de 2025, por meio do site do festival. Os projetos selecionados serão desenvolvidos em um encontro imersivo na zona rural de Caicó, entre 10 e 13 de abril de 2025. “A cada ano, qualificamos mais jovens na produção e elaboração de roteiros cinematográficos. Essa é uma importante contribuição do Curta Caicó no fomento ao segmento audiovisual, no interior do Rio Grande do Norte, e no fortalecimento da economia criativa como um todo”, afirmou Diego Vale, produtor executivo do festival.
O festival tem sido uma referência no incentivo à produção audiovisual no interior do estado. Além das exibições de filmes, promove oficinas em escolas públicas e laboratórios que estimulam o desenvolvimento de novos talentos. Em 2024, o Curta Caicó recebeu dois importantes prêmios: o Prêmio Brasil Criativo, na categoria “Projetos de Audiovisual”, e o Troféu Cultura 2024 como “Melhor Projeto Cultural” do Rio Grande do Norte.
A 8ª edição do Curta Caicó é organizada pela Agência Referência e conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Secretaria Estadual de Cultura, através do Programa Cultural Câmara Cascudo. Também há parceria com a Místika, a ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte) e o LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival).
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados