Política
18/03/2025
O Conselho de Cultura do Rio Grande do Norte solicitou o arquivamento do projeto de lei que propõe a alteração do nome da Ponte Newton Navarro para Ponte Wilma Maria de Faria. Segundo o órgão, a mudança representaria um “gesto de desatenção à grande figura de Newton Navarro e à cultura potiguar em geral”.
A proposta, de autoria do deputado estadual Coronel Azevedo (PL), será votada na Assembleia Legislativa do Estado. O parlamentar argumenta que a ponte foi construída durante a gestão de Wilma de Faria, governadora do RN entre 2003 e 2010, e que a renomeação seria uma homenagem à sua contribuição para o estado.
Em nota divulgada nas redes sociais, o Conselho de Cultura afirmou que a mudança não condiz com a homenagem originalmente prestada ao artista Newton Navarro. “A professora Wilma de Faria legou uma história de vida pública que merece ser reverenciada permanentemente, inclusive dando nome a alguma grande obra, na dimensão dos seus feitos em prol do Rio Grande do Norte. Mas essa deferência não pode ser prestada em desdouro ao nome de Navarro, repita-se, por ela própria escolhido para batizar a ponte”, diz o comunicado.
A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em novembro de 2007 e conecta a Zona Norte de Natal ao restante da cidade. O atual nome homenageia o dramaturgo, poeta, desenhista e pintor potiguar Newton Navarro (1928-1991), cuja obra retratava cenários como a Redinha, Ribeira, Santos Reis e o rio Potengi.
No início de março, uma proposta semelhante foi rejeitada pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal, sob a justificativa de que a decisão sobre a mudança do nome da ponte cabe ao Poder Executivo.
A votação do projeto na Assembleia Legislativa deverá ocorrer ainda nesta semana.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados