Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, o longa retrata a história de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva.

Entretenimento

03/03/2025

Brasil conquista seu primeiro Oscar com “Ainda Estou Aqui”

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional na 97ª edição da premiação, realizada neste domingo (2) no Dolby Theatre, em Los Angeles. Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, o longa retrata a história de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.

Esta é a primeira vez que uma produção nacional recebe uma estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa também concorreu a Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, que já havia sido premiada no Globo de Ouro por sua atuação.

A vitória foi amplamente comemorada, sendo considerada um marco para o cinema brasileiro. Nas redes sociais, espectadores compararam a conquista à emoção de uma final de Copa do Mundo. O filme disputou a categoria com “Emilia Pérez” (França), “Flow” (Letônia), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “A Garota da Agulha” (Dinamarca). A premiação foi entregue pela atriz Penélope Cruz, que destacou a relevância da diversidade no cinema mundial.

Lançado em 2024, “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo de 2015, escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens Paiva. O longa levou mais de cinco milhões de espectadores às salas de cinema e acumula 38 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Goya e o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

O Brasil já havia sido reconhecido na cerimônia em 1960, quando “Orfeu Negro” venceu como Melhor Filme Estrangeiro, mas representava a França, por ter sido dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus. Agora, com “Ainda Estou Aqui”, o país celebra sua primeira vitória oficial no Oscar.

Videocast

Podcast