Esporte
08/04/2025
O lutador potiguar Patrício Pitbull, considerado o melhor peso-pena fora do UFC, fará sua estreia na maior organização de MMA do mundo neste sábado (12), em Miami. Ele enfrentará o mexicano Yair Rodríguez, após superar um período desafiador em sua carreira devido a problemas de coluna.
Em 2023, Patrício passou por uma cirurgia minimamente invasiva na região cervical, um procedimento que não apenas o livrou de dores intensas, dormência e perda de força nos braços, mas também o colocou de volta ao alto nível de performance. “Se não fosse a cirurgia, eu teria me aposentado”, revelou o lutador, que, antes da intervenção, havia sofrido duas derrotas consecutivas no Bellator, uma situação inédita em seus quase 20 anos de carreira profissional.
A cirurgia endoscópica de coluna, realizada pelo neurocirurgião Marco Moscatelli, foi uma virada na trajetória de Pitbull. “Nós operamos o Patrício por vídeo. Conseguimos descomprimir essa hérnia de disco com um acesso de apenas 7 milímetros. A cirurgia foi feita em 45 minutos e ele teve alta quatro horas depois. Ele passou por uma recuperação de 6 a 8 meses, com fisioterapia e alongamento”, detalhou o médico.
A transformação na qualidade de vida de Pitbull foi notável. “Minha qualidade de vida melhorou mil por cento. Eu não conseguia dormir, tinha dor o tempo todo. A cirurgia me permitiu retomar a carreira e continuar competindo em alto rendimento”, comemorou o atleta.
Com a recuperação completa, Patrício voltou aos octógonos em março de 2024 e venceu o canadense Jeremy Kennedy por nocaute técnico, mantendo o cinturão de peso-pena do Bellator, sua antiga organização.
“Ele está em altíssimo preparo, sem dor, sem sequela. Ele está completamente curado e preparado para sua estreia no UFC”, afirmou o doutor Moscatelli.
Aos 37 anos, com um impressionante cartel de 36 vitórias e apenas 7 derrotas, Patrício Pitbull conquistou títulos em várias categorias do Bellator, incluindo os cinturões dos penas, leves e a luta pelo título dos galos. Em sua estreia no UFC, o lutador fez questão de deixar um recado para seus futuros adversários: “Pesos-pena do UFC, se preparem, porque o novo rei chegou”.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados